A Elite Não Tem Pátria
Joao Carlos Holland de Barcellos

Em um país justo não pode
haver ricaços enquanto
existirem crianças
passando fome
” (jocax).

 

Resumo: Neste ensaio abordaremos as causas mais profundas da crise brasileira, da onda privatista e das razões do ódio de grande parte da população pelos partidos de esquerda.

Introdução

Para entendermos a crise precisamos saber o que está em jogo no patamar político de longo prazo. No curto prazo sabemos que existem um conjunto de políticos tentando se safar das garras da justiça e, para isso, recorrem a todo tipo de estratagemas e negociatas. Começaremos por entender a formação das classes sociais, as elites, e depois passaremos a entender as razões dela agir como ela age.

-As Classes Sociais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) classifica as classes sociais nos seguintes patamares [26]:

-Classe Social E : Renda mensal até 1 salário mínimo
-Classe Social D : Renda mensal entre 01 e 03 salários mínimos
-Classe Social C : Renda mensal entre 03 e 05 salários mínimos
-Classe Social B : Renda mensal entre 05 e 15 salários mínimos
-Classe Social A : Renda mensal maior que 15 salários mínimos

Logo de cara podemos ver que esta classificação visa a esconder a vergonhosa e real disparidade entre as classes sociais no Brasil, pois pretendem esconder dentro da classe Social “A”, a que ganha acima de 15 salários mínimos, pessoas com rendimentos, por exemplo, superiores a 1 milhão de salários mínimos por mês. E estas pessoas existem! [02].

Assim, é fácil perceber que nesse jogo de “esconde-esconde”, existem pessoas com altíssimo nível de rendimento pois existem muito mais divisões salariais entre 15 e 1 milhão do que entre 1 e 15, que é a classificação do IBGE.

-Definindo a Elite

Para nosso estudo podemos definir com Elite a camada social, (aqui definida como “AAA”), que possua rendimentos mensais suficientes para manter um padrão de vida com o quadruplo (4x) do valor do rendimento da base mínima do padrão classe “A” do IBGE para si mesmo e também para toda a sua família até a segunda geração (para si mesmo, seus filhos e seus netos) durante toda a sua vida e também toda a vida de seus familiares.

Podemos estimar então essa fortuna (ver apêndice “A”, abaixo) e isso fornece uma riqueza de cerca de 1 bilhão de reais. Assim, nessa definição, a Elite (ou classe “AAA”) seriam as pessoas que possuem uma riqueza superior a 1 bilhão de reais.

 

A Elite não tem Pátria

Como a elite e seus parentes não precisam trabalhar para ter uma vida de riqueza e fartura por toda suas vidas, elas não estão preocupadas com o que acontece na ‘camada de baixo’, a camada das pessoas que precisam trabalhar para manter seu sustento e seu padrão de vida. 

Por esta razão problemas de aposentadoria, de educação, de desemprego, de custo de vida, de saúde, como disse Naveira [01], não lhes dizem respeito, são problemas da ‘parte debaixo’ da sociedade.

Como possuem muito dinheiro os ricaços podem viver (e são recebidos ‘com tapetes vermelhos’) em qualquer país do mundo, pois, ao contrário dos imigrantes pobres - que dão despesas e problemas ao governo local que precisam fornecer alojamentos e comida - os ricaços são pessoas que podem comprar muito e também investir nos países onde ficarem, incentivando o comércio e a economia local. Por esta razão muitos ricaços não moram em seu país de origem preferem montar residência e viver em outros países, onde exista mais segurança como, por exemplo, a Suíça ou os EUA [02].

Preocupação Inversa

Se a fortuna dessa elite provém de empresas com muitos funcionários, é possível que se preocupem sim com a reforma trabalhista, mas no sentido oposto ao do trabalhador, do assalariado:

Quanto menos precisarem pagar, direta ou indiretamente, que favoreça seus funcionários ou ao governo, maiores serão seus lucros.

E, todos sabemos, a base da sociedade capitalista é o lucro. Assim sendo, quanto menos despesas tiverem com a folha de pagamento, quanto menos pagar de tributos diretos ou indiretos (FGTS, licença gestante, férias, décimo terceiro salário etc..) mais lucro terá.

Então, muitas vezes, o desejo da elite vai pela contramão do desejo da maioria da sociedade, como se a elite fizesse parte de outra sociedade, de outro país.

 

O Terror da Elite

A elite, ao contrário da maioria da população, é bem instruída, seus membros freqüentaram os melhores colégios e faculdades e sabem muito bem o que pode acontecer com o povo quando muito explorado, se sente injustiçado e se revolta.

Aprenderam na escola, e nunca esqueceram, sobre as principais revoluções que ocorreram no mundo onde a elite-exploradora sucumbiu, muitos foram até mortos (vide revolução francesa e bolchevique [03]) e a população tomou o poder pondo fim a décadas de exploração e sofrimento para manter o nível de privilégios da elite dominante.

Sabemos que no mundo atual a desigualdade é enorme:

-Apenas Oito homens detém tanta riqueza quanto metade da população mundial [04];  

-1% da população mundial detém tanta riqueza quanto os 99% da população restante![05].

Então, o que as elites mais temem é a perda de sua vergonhosa riqueza, pois é ela que as mantém num patamar à parte, num mundo privilegiado onde não precisam trabalhar e nem se preocupar com o que preocupa a maioria da população.

A perda da sua riqueza, ou parte dela, é o pesadelo constante da elite.

 A elite sabe que as revoluções, sejam armadas ou não, são uma ameaça constante ao seu patrimônio que as faz ter o seu paraíso em terra.

A ameaça de ideais esquerdistas, como menor desigualdade social, maior distribuição de renda e mais justiça social, devem ser afastados da mente popular a todo custo e, na verdade a qualquer custo, mesmo que, para isso seja necessário utilizar de expedientes menos éticos.

Líderes populares de esquerda como mais recentemente Brizola e Lula são o ‘demônio’ para a elite justamente porque, em suas mentes paranóicas (toda pessoa que possui mais de 1 bilhão é paranóico), podem , no poder por meio de leis, ou fora do poder por revolução popular, retirar-lhes aquilo que lhes é mais caro: sua riqueza.


 Por isso utilizam de todo o seu poder, de todas os meios, possíveis e imagináveis, meios para demonizar os líderes esquerdistas (como Lula) aos olhos do povo e assim tentar evitar que sejam eleitos ou seguidos pela população.

O Poder da Elite

Para manter a população passiva de modo a aceitar as agruras que lhes são impostas como salários baixos, poucos direitos trabalhistas, saúde e educação pública em frangalhos, e, principalmente, evitar que sigam ou votem em lideres ou partidos de esquerda, a elite lança mão de diversos expedientes.

 

1-A Mídia 
Atualmente a mídia é que cumpre o papel mais importante e eficaz da manutenção das forças políticas de direita (aquela que defende a elite e é mantida por ela) no poder ou próximo dele.

Paul Joseph Goebbels [06], ministro da Propaganda de Adolf Hitler na Alemanha Nazista, já dizia: “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”

Não é por outra razão que a Rede Globo, cujos donos possuem uma das maiores fortunas do Brasil [15] e principal veículo de comunicação de massa do Brasil, insiste diariamente em denegrir a imagem do maior partido de esquerda do Brasil (o PT) lançando mão de notícias falsas [07],[08],[10],[11] sobre seu líder (Lula) [12] ao mesmo tempo em que escondendo as mazelas dos partidos de direita que lhe dão suporte [09].

Não foi por outra razão que, apesar de Lula e seu partido terem tirado o país do mapa da fome [13] ,e ser considerado o governo em que a economia mais cresceu [14], é o líder mais odiado por boa parte da população, justamente aquele segmento que mais assiste a novelas e o seu ‘terrível’ JN, o principal jornal da emissora e disseminadora de ódio contra o PT e Lula [27] pela população.

 

2-Educação

A Elite não está minimamente preocupada com a saúde ou educação da população, pois como vimos, ela não compartilha dos mesmos problemas que afligem o povo, muito pelo contrário, seu problema é manter seu patrimônio bem longe das “mãos igualitárias e redistribuidoras” das esquerdas.

A elite sabe que a nação é soberana e se, por exemplo, democraticamente for decidido que grandes fortunas terão que pagar impostos altíssimos, como forma de minimizar a pobreza e redistribuir riquezas, seu patrimônio estaria ameaçado!

Um povo educado e bem instruído sabe que está em suas mãos poder mudar a legislação e tornar as grandes fortunas, por exemplo, um montante a ser utilizado em benefício da sociedade.

Por isso ‘é muito mais negócio’ para as elites manter a massa humilde, pouco instruídaignorante de sua potencialidade de mudar radicalmente o cenário de desigualdade social que permeia pelo país.

Um povo ignorante é mais facilmente controlado pela mídia e oferece menos perigo político, como já dizia o grande Brizola [17].

 

3-Saúde

Além disso, com recursos escassos, se a saúde está sucateada, a população teria que pagar planos de saúde privados e, dessa forma, sobraria menos recursos para pagar uma educação de qualidade.  Mais uma razão para a elite evitar que o governo invista em saúde de qualidade!

Prejudicar a Saúde é uma forma de prejudicar a Educação.

Não é por outra razão que a direita conseguiu votar a famigerada “PEC da morte” (A PEC 241, que congela os gastos públicos de saúde e educação por 20 anos) [16]

 

4- Suborno

Uma das formas mais eficientes da elite conseguir que a justiça lhe seja favorável é através do suborno.

O suborno pode tanto comprar votos diretamente no congresso, para que seus aliados se elejam, como investindo dinheiro -ilegalmente ou não- em campanhas eleitorais de políticos de direita, que devem depois retribuir agindo e votando, obviamente, de acordo com os interesses de quem lhes financiou.   O cerco é completo em todos os níveis.

O suborno pode não ser dado diretamente em dinheiro, mas em prêmios midiáticos [23],[24], promoção social em universidades estrangeiras, e outras modalidades de apoio [25] que podem valer mais que o dinheiro, principalmente para quem já tem bastante.

 

5-Privatizações

Como vimos, é perigoso à elite ter um povo culto e instruído, pois este pode não aceitar uma política social que permita um desnível sócio-econômico muito alto no país quando grande parte da população é muito pobre: "Em uma sociedade justa não pode haver milionários enquanto houver uma única criança passando fome.” (jocax).

Um povo instruído pode eleger políticos comprometidos com causas socialmente mais justas, como, por exemplo, em taxar grandes fortunas cuja renda seria utilizada na educação, ou aumentar o número de faixas salariais (e também impostos) no I.R. , ou destinar uma parte maior do orçamento público para políticas públicas, como melhorias na saúde e educação, aumento do salário mínimo etc. em detrimento a projetos que beneficiem interesses da minoria.

Empresas estatais estão menos comprometidas com o lucro do que em manter uma boa qualidade de serviços à população a preços justos. E, pela mesma razão elas podem, em geral, pagar um salário melhor a seus funcionários.

Por esta razão, o salário médio de empresas estatais costuma ser superior aos da iniciativa privada [18].

O conjunto desses funcionários públicos ajuda a engrossar uma classe média mais instruída e menos tolerante a injustiças sociais e, ao contrário da elite, se preocupa com a saúde e educação pública.

Como a base da pirâmide sócio econômica (classes D e E) é formada por pessoas com baixa escolaridade e pouca instrução, ela é mais susceptível a influencia midiática, principalmente por meio da televisão.

Como a maioria dos votos vem desta classe pobre, de baixa escolaridade, e mais facilmente conduzida pela ideologia televisiva – dominada por poucas famílias da elite [19,][20]- podemos concluir que:

Quanto menos instruída for a base populacional, que forma a massa dos eleitores, maior o controle que a elite tem sobre os destinos políticos da nação.

 Portanto, é de interesse desta elite que hajam pouco ou nenhum setor estatal daí a propagação da ideologia do “Estado Mínimo” [21] e a desenfreada sanha privatista neoliberal que tanto apregoa a mídia elitista brasileira.

Como algumas empresas estatais podem valer muito mais que os habitantes do país possam comprar então a solução é vender o patrimônio público ao estrangeiro.

Essa privatização externa beneficia a elite de duas formas: Reduz bastante os funcionários públicos, que vão ter que competir no mercado de trabalho privado, aumentando a oferta de mão de obra e, por conseguinte, diminuindo o salário médio (bom para a elite empresarial, que pode pagar menos) como também aumenta o caixa governamental para pagar o apoio político e midiático a tais medidas , em geral, não muito populares.

 

6-Religião

A mais antiga faceta na qual a elite se utiliza para manter seu domínio sobre a massa é através da religião. A religião ajuda os humildes a enfrentarem as mazelas de suas vidas sofridas, por manter a esperança em uma vida melhor no paraíso pós morte , induzindo, dessa forma,  a massa alienada e passiva evitando que se rebelem contra a elite que os querem humildes:

"Bem-aventurados os pobres em espírito,pois deles é o Reino dos céus. 
Bem-aventurados os que choram,pois serão consolados. 
Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. 
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 
..." Mateus 5:3-12

A Religião também coloca a pobreza como algo bom:

Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?” 
Tiago 2:5

Como também sacia o desejo de vingança contra a elite perante as injustiças que lhes são impostas, reservando o inferno aos ricos:

“Então Jesus disse aos discípulos: "Digo a verdade: Dificilmente um rico entrará no Reino dos céus. E digo ainda: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus" Mateus 19:23-26

Não é por outra razão que, inacreditavelmente, igrejas não pagam impostos e instituições de ensino pagam, quando deveria ser justamente o oposto.[22]

 

Conclusão

Podemos concluir que as elites, por terem interesses que são opostos aos interesses da nação, podem ser vistas, em certo sentido, como inimigas do povo, e, como nem mesmo precisam residir no país, como muitas vezes não residem mesmo, podem ser consideradas como indivíduos sem pátria.


 

Apêndice A:

Vamos fazer uma estimativa da fortuna necessária para que uma pessoa e todos os seus filhos e netos (isto é, duas gerações da família), possam viver até o fim de suas vidas (85 anos) com um padrão de vida de riqueza do quadruplo do padrão base da classe “A” do IBGE. 

Primeiro vamos calcular quantas pessoas fariam parte dessa família, supondo que cada um tenha em média 4 filhos:

O patriarca:      1 pessoa
Seus filhos:       4 pessoas
Seus netos:      16 pessoas
Total              :  21 pessoas ( = 2 gerações da família tendo em média 4 filhos cada)

Se cada uma delas vai viver em média 85 anos, e começa a receber a partir dos 15 anos de idade, isso equivale a 70x12 = 840 meses de rendimentos por pessoa.

Se cada membro vai receber, desde seus 15 anos, mensalmente 4x15 salários mínimos (=60 salários = R$56.000/mensais)  durante toda a sua vida, isso equivale a uma quantidade de 840 meses  x ( 4x15 ) salários = 50.400 salários mínimos (=R$ 45 milhões) por pessoa.

 Como temos duas gerações num total de 21 pessoas, a fortuna necessária para manter esse padrão por duas gerações, sem que nenhum deles nunca precise trabalhar, seria de 21 x 50.400 = 1.058.400 salários, ou cerca de 1 milhão de salários mínimos o que equivaleria hoje, em reais,  a uma fortuna total de R$ 991.720.800, cerca de R$ 1 bilhão de reais!

Note que não consideramos os possíveis investimentos e/ou  aplicações financeiras que poderiam alavancar ainda mais este montante, de modo que o valor  total necessário poderia ser consideravelmente menor do que este que calculamos.

 


 

Referências:

[01]  A Elite Brasileira suicida-se
http://jornalggn.com.br/noticia/a-elite-brasileira-suicida-se-por-ruben-bauer-naveira

[02] O homem mais rico do Brasil mora na Suíça
http://www.swissinfo.ch/por/o-bilion%C3%A1rio-mora-ao-lado_o-homem-mais-rico-do-brasil-mora-na-su%C3%AD%C3%A7a/37682818

[03] 7 grandes revoluções ao redor do mundo que mudaram a história
https://minilua.com/7-grandes-revolucoes-ao-redor-mundo-que-mudaram-historia/

[04] Oito mais ricos do mundo têm o mesmo que 3,6 bilhões
http://veja.abril.com.br/economia/oito-mais-ricos-do-mundo-tem-o-mesmo-que-36-bilhoes-diz-oxfam/

[05]1% da população global detém mesma riqueza dos 99% restantes, diz estudo
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/01/160118_riqueza_estudo_oxfam_fn

[06] Joseph Goebbels
https://pt.wikiquote.org/wiki/Joseph_Goebbels

[07]'JN' promove massacre contra Lula: a guerra total da Globo para exterminar a esquerda
http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/blog-na-rede/2016/03/jn-promove-massacre-contra-lula-a-guerra-total-da-globo-pra-exterminar-a-esquerda-8488.html

[08] Os truques da edição jornalística da Globo
http://jornalggn.com.br/noticia/os-truques-da-edicao-jornalistica-da-globo

[09]SAIBA PORQUE A MÍDIA PROTEGE O PSDB
http://www.plantaobrasil.net/news.asp?nID=92604

[10]Justiça condena e Globo é obrigada a se retratar em pleno Jornal Nacional 
https://www.youtube.com/watch?v=CFfI1v2QPXU

[11]Jornalista da Globo se retrata por ter mentido sobre mansão de Lula no Uruguai
http://falandoverdades.com.br/2016/11/14/jornalista-da-globo-se-retrata-por-ter-mentido-sobre-mansao-de-lula-no-uruguai/

[12]Lula receberá prêmio inédito de Estadista Global em Davos
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-recebera-premio-inedito-de-estadista-global-em-davos,498691

[13]Sair do mapa de fome da ONU é histórico, diz governo
http://exame.abril.com.br/brasil/sair-do-mapa-de-fome-da-onu-e-historico-diz-governo/

[14]'Era Lula' foi a melhor fase da economia brasileira dos últimos 30 anos, diz FGV
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2010/02/11/era-lula-foi-a-melhor-fase-da-economia-brasileira-dos-ultimos-30-anos-diz-fgv.htm

[15]Segundo a Forbes, irmãos Marinho possuem fortuna de US$ 24,6 bilhões
http://www.revistaforum.com.br/2015/03/02/segundo-forbes-irmaos-marinho-possuem-fortuna-de-us-246-bilhoes/

[16] “PEC 241 é condenação de morte para milhares de brasileiros”
 http://www.cartacapital.com.br/politica/201cpec-241-e-condenacao-de-morte-para-milhares-de-brasileiros201d

[17]Brizola descrevendo a situação atual do país
https://www.facebook.com/desmascarandoglobo/videos/1786171564948250/

[18] Em 88% dos empregos, setor público paga mais 
http://oglobo.globo.com/brasil/em-88-dos-empregos-setor-publico-paga-mais-5361837

[19]Conheça os donos da mídia no Brasil
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/09/conheca-os-donos-da-midia-no-brasil.html

[20]"Seis famílias controlam 70% da imprensa no Brasil"
http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/92535/Seis-fam%C3%ADlias-controlam-70-da-imprensa-no-Brasil.htm

[21]Noam Chomsky - Neoliberalismo (Roda Viva, 1996)
https://www.youtube.com/watch?v=Fh7U3Ip41Q0

[22]Os Guardiões da Pirâmide
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2256357

[23]Globo homenageia Sérgio Moro com mesmo prêmio que deu a Joaquim Barbosa
http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/globo-homenageia-sergio-moro-com-mesmo-premio-que-deu-a-joaquim-barbosa.html

[24]Juiz Sérgio Moro recebe homenagem da revista Time
http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/v/juiz-sergio-moro-recebe-homenagem-da-revista-time/4984548/

[25]Lemann patrocina palestra de Moro e Carmen Lúcia nos EUA sobre corrupção brasileira
 http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/278107/Lemann-patrocina-palestra-de-Moro-e-Carmen-L%C3%BAcia-nos-EUA-sobre-corrup%C3%A7%C3%A3o-brasileira.htm

[26]Listas de Classes sociais IBGE 
http://www.datosmarketing.com.br/listas-detalhes-classes-sociais.asp

[27] Globo e Veja pregam Ódio e perseguem Lula
http://www.brasil247.com/pt/colunistas/davissena/193070/Globo-e-Veja-pregam-o-%C3%B3dio-e-perseguem-Lula-com-vazamentos-da-Rep%C3%BAblica-do-Paran%C3%A1.htm

 [28] O Homem mais rico do Brasil
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/rs/dia-a-dia/noticia/2015/09/homem-mais-rico-do-brasil-ganha-r-3-8-milhoes-por-hora-4837905.html


 [29] Saiba quanto um bilionário pode torrar por mês sem precisar trabalhar
https://achadoseconomicos.blogosfera.uol.com.br/2014/09/19/saiba-quanto-um-bilionario-pode-torrar-por-mes-sem-precisar-trabalhar/

 

home : : voltar