Deriva Genética
Por : Joao Carlos Holland de Barcellos

A Deriva Genética ( "Random Genetic Drift" ) é considerado por muitos pesquisadores um dos mecanismos mais importantes da evolução. Muitos autores até o colocam no mesmo nível de importância da Seleção Natural. Darwin, entretanto, não utilizou este conceito em suas teorias simplesmente porque não se conhecia nada sobre genética em sua época. O trabalho de Mendel (Johann Gregor Mendel (1822 - 1884)) foi publicado em 1866 e Darwin publicou seu trabalho sobre evolução em 1859, apenas sete anos antes.

A deriva genética é um efeito ocasionado pelo puro acaso, uma flutuação estatística na freqüência de genes de uma população. Podemos ilustrar isso através de um exemplo: Suponha que você tenha um alelo raro, um gene mutante só seu, em uma população de, por exemplo, 50 pessoas. Desta maneira a freqüência deste alelo seria de 1/(2x50) = 1% ( Lembre-se de que cada pessoa possui dois alelos de cada gene). Digamos que você tenha dois filhos e depois morra. Pode acontecer de este gene não ter sido passado para nenhum de seus dois filhos já que apenas metade de seus cromossomos vão para cada filho. Neste caso a freqüência deste alelo raro passou de 1% para 0% e foi eliminado do "pool" genético da população. Note que mesmo que este alelo fosse benéfico, por azar, ele não foi passado a próxima geração. Ele foi extinto por azar, pelo acaso, ou seja vítima da deriva genética.

Pode também acontecer o oposto: o alelo ir aumentando a sua freqüência , por puro acaso, até que todos os habitantes o possuam em homozigotose ( quando o mesmo alelo está presente nos dois cromossomos da pessoa , o cromossomo que vem do pai e o cromossomo que vem da mãe ). Neste caso, diz-se que o alelo se fixou na população.

Quando um alelo se fixa numa população todos os indivíduos que venham a nascer, fora algum mutante, irão herdar este alelo em homozigotose. Como exemplo podemos dizer que na população humana o(s) gene(s) para dois olhos na face, duas pernas, cinco dedos nas mãos , um coração etc. se fixaram na população e, por isso, todos os humanos apresentam estas mesmas características. Por esta razão a fixação de um alelo numa população torna-se um evento de extrema importância.

A deriva genética tem um efeito maior quanto menor for o tamanho da população. Isto ocorre porque uma mesma variação numérica na quantidade de um alelo numa população representa um percentual maior quanto menor for o tamanho da população. Por exemplo, se 10 pessoas possuem uma cópia de um alelo, numa população de 20 pessoas, a freqüência deste alelo seria de 25%; mas se a população fosse de 100 pessoas a freqüência seria de apenas 5%.

Chama-se de "Efeito Fundador" o que ocorre quando um alelo se fixa , por efeito desta oscilação genética aleatória, numa pequena população. Então, mesmo que a população venha a crescer, todos os habitantes herdarão este gene; Independentemente deste gene ser maléfico ou não ao seu portador !

 

home : : voltar