Entrevista
sobre Genismo
Metheorus entrevista Jocax, 2000
Metheorus - Antes de seguirmos, dê uma definição
do termo Genismo, que você atribui à esta nova filosofia.
Jocax - O Genismo eh , principalmente, uma nova maneira
de encarar a vida e a si proprio. Eh uma filosofia baseada em ciencia
que pretende maximizar a felicidade do homem colocando-o na direcao
mais natural possivel.
Metheorus - De que forma essa felicidade pode ser maximizada?
Jocax - A felicidade pode ser maximizada por 3 caminhos
: Primeiro, reduzindo-se ao m'aximo os conflitos entre a cultura ( a
razao ) e os instintos ( vontades, impulsos, desejos ). Segundo, dando
ao indiv'iduo uma forma nao exot'erica nem m'istica de conseguir uma
forma de transcendencia, de imortalidade. Terceiro por fornecer ao individuo
uma explica'c~ao e uma raz~ao para viver.
Metheorus - Pelo fato do Genismo estipular a minimização
da diferença entre povos, para o aprimoramento genético,
você acredita que existam atualmente povos menos evoluídos,
e povos mais evoluídos,
geneticamente?
Jocax - Mas o Genismo nao estipula a minimizacao nem
maximizacao da diferenca entre povos, muito menos o aprimoramento genetico.
O Genismo esta preocupado apenas com a felicidade do ser vivo dentro
de um compromisso com a verdade ( sem ilusoes nem falsas esperancas
). Contudo, independentemente do Genismo, pode-se fazer uma estatistica
de uma caracteristica fenotipica qualquer e verificar que em determinados
povos este valor medio estatistico eh diferente de outros. Nenhum ser
humano e' igual a outro e por isso e' natural que os povos tambem sejam,
em alguns pontos, diferentes de outros.
Metheorus - O que seria reduzir ao máximo os
conflitos entre culturas?
Jocax - Veja que , em principio, o Genismo nao esta
preocupado em reduzir as diferencas de culturas entre povos ou nacoes
e sim entre a cultura do individuo e seu aparato biologico. Algumas
culturas tem costumes que nao vao contra os seus genes e por isso pode-se
ter varias culturas diferentes com o mesmo grau de conflito genetico.
Metheorus - Você poderia fornecer mais detalhes
encima dessa resposta?
Jocax - Sim. O Genismo nao propoe modificar a cultura
de um povo em todos os seus aspectos. Muito da cultura dos povos como
cultos cerimoniais e celebracionais nao precisam ser abolidos. Acredito
que a inclinacao humana para rituais facam parte de nossa carga genetica.
Temos esta tendencia a cerimonias e rituais. Nao precisamoa abolir isso.
Mas se a cultura esta contra a verdade ou se ela prejudica o individuo
colocando-o em conflito consigo mesmo, entao esta cultura devera ser
mudada. Veja que o Genismo prega a abolicao de Deus. Eh portanto uma
doutrina ateia. Assim rituais deistas deveriam ser substituidos por
outros mais logicos e cientificos embora os rituais ou as cerimonias
, em si, poderiam ser mantidas.
Metheorus - Em que setor ou fator genético,
faz o Genismo indicar o ateísmo, como forma de seleção
genética?
Jocax - Quero ressaltar que o genismo nao se preocupa
com a selecao genetica de forma consciente. O Genismo acredita que a
selecao genetica deve ser feita apenas com o instinto do amor. O Ateismo
eh parte do Genismo porque estando o Genismo preocupado com a verdade
e tendo base na teoria da evolucao, e, sendo que nao existe nenhma evidencia
da existencia de Deus, eh natural que seja postulado sua inexistencia.
Alem do mais a crenca em algo inexistente pode dar margem para muitas
ideias fora do ambito cientifico que podem ir totalmente contra o imperativo
genetico.
Metheorus - Que outros fatores, são positivos,
favorecendo a genética, ao contrário da crença
em Deus que pode vir contra o imperativo genético?
Jocax - Alem do Ateismo o Genismo diz que deveremos
estar sempre preocupados com a nossa perpetuacao genetica. O Genismo
acredita que devido a evolucao, desde a origem da vida, os seres vivos
todos, foram filtrados e selcionados tendo esta unica direcao : A de
perpetuacao genetica. Se assumirmos que somos uma "maquina perpetuadora"
e agirmos no sentido de preservarmos nossos genes entao estaremos mais
integrados com nossa biologia e reduzndo sofrimentos e conflitos. Existem
uma miriade, milhares de direcoes que podem patrocinar esse caminho.
Metheorus - Existe algum tipo de estudo efetuado pelos
responsáveis ao Genismo, que tenha como objetivo a pesquisa genética
para ampliar cada vez mais as definições da ideologia?
Jocax - Veja que eu, por enquanto, sou o unico responsavel
pelo desenvolvimento do Genismo. Eh verdade que o genismo prega que
deveremos seguir ao maximo o que "querem" nossos genes, nossa
codificacao genetica. Uma das formas para podermos segui-los eh decodificando
a semantica de nossos genes. Isso eh trabalho para seculs de pesquisa,
mas estaria dentro do escopo do genismo.
Metheorus - As questões práticas dos
Genismo foram aplicadas com sucesso na sua família e na sua prole?
Jocax - Sim, me sinto muito mais feliz agora, que as
ideias estao mais maduras, do que outrora. Embora perpetuar genes *nao
siginifica* necessariamente maximizar a prole o tamanho da prole eh
um fator de grande importancia para a perpetuacao genetica. Acredito
que deveriamos ter uma prole proporcional aas nossas condicoes financeiras
( nao queremos nenhum filho passando necessidade ) Eu por exemplo, quero
ganhar mais dinheiro NAO para viajar e me divertir e SIM principalmente
para poder ter mais filhos ! Para um genista filhos eh o caminho da
imortalidade.
Metheorus - O aumento da prole, para garantir ao máximo
a perpetuação e aumento das espécies que carregam
suas carga genética, tem sido a maneira de garantir longevidade
ao gens. Além do intuito da longevidade, o aumento da prole,
seria uma forma de atingir a felicidade?
Jocax - A longevidade da vida humana nao tem tanta
importancia para um genista do que para uma pessoa normal. O genista
nao esta preocupado com a sua vida tanto quanto a preocupacao com seus
genes. Sua vida eh secundaria. Seus genes sao importantes. Isso eh mais
ou menos instintivo qdo vc ve uma mae arriscando a vida para salvar
os filhos : Os genes importam mais q a propria vida ! Assim a perpetuacao
dos genes seria uma forma de atingir uma maior felicidade sim pois nos
sentiriamos imortalizados em algo real e nao em algo falso como a alma.
Metheorus - Conforme uma reportagem, que li numa revista
conceituada, um grupo de cientistas tentavam provar que o estupro tem
como razão, o aprimoramente genético. O ser humano teria
instinto natural de querer que os bons fenótipos se perpetuem,
causando assim, a vontade ao estupro de parceiras com fenótiposa
avantajados, na intenção incosciente de perpetuar os gens
a partir da reprodução advinda daquele estupro, onde a
mulher de bom fenótipo é marcada como a contribuidora
para que o bom fenótipo se propague ao filho, e se perpetue assim.
O genismo tem uma certa identificação com esse estinto
natural do homem?
Jocax - A cerca do estupro a ideia nao eh de aprimoramento
genetico e sim de perpetuacao genetica. A psicologia evolutiva estuda
o comportamento sob o ponto de vista do paradigma gene-perpetuativo
e assim o estupro poderia ser visto como uma forma de perpetuar genes
quando nao se tem um outro meio melhor de faze-lo. Mas obviamente o
risco eh grande pois vivemos em sociedade desde os primordios da raca
humana. Assim, existem genes que nos impelem a seguirmos um papel social.
Os sentimentos de vergonha, arrependimento sao exemplos de instintos
geneticos de adequacao social. Ou seja podemos ter desejos de estuprar
uma mulher mas tambem temos desejos de fazermos parte da sociedade.
Uma pessoa socialmente adequada tem mais chances perpetuativas do que
um estuprador.
Metheorus - Sigmund Freud, pai da Psicanálise,
foi quem fez estudos, anunciando que o amor, é apenas uma tara
sexual do indivíduo, em algum detalhe do fenótipo (o nariz
arrebitado, ou a pele excessivamente branca, por exemplo), o que levaria
ele a fazer de tudo pela parceira, representando falsamente para a sociedade,
como sendo amor. Parece-me que essa tara, é uma forma obcessiva
de perpetuação do gen. O Próprio Sigmund Freud
tinha como amante, a própria filha. Você enterpretaria
então, que a atitute de Freud, pelo "amor" à
filha, seria a vontade inconsciente de perpetuação dos
próprios gens, ao invés da perpetuação de
gens oriundos da junção de dois não-familares?
Jocax - Se formos abordar a questao pelo lado exclusivamente
tecnico, Freud fez uma escolha errada: Primeiro, existe a possibilidade
de doencas hereditarias aparecerem com mais probabilidade ( esta eh
a origem do tabu do incesto ) . Segundo, que o importante eh vc salvar
seus genes, veja : Se a filha dele tivesse 2 filhos com outro homem
e ele tivesse 2 filhos com outra mulher eles estariam salvando 23 +
23 + 11 + 11 cromossomos do Freud Se os filhos fossem via incesto eles
estariam salvando : (23+11) + (23+11) Ou seja teriamos o mesmo numero
de cromossomos salvos, mas com muito menos risco no primeiro caso que
no segundo. Isso sem contar os genes que sao comuns na especie humana.
Neste caso a primeira opcao seria claramente vantajosa.
Metheorus -. Mas sendo inconciente essa escolha do fenótipo para
o estupro, ao menos sem um estudo sobre o caso, cairíamos no
fato de que Freud, poderia ter tido uma tara pela filha não por
escolha obviamente. Ao contrário dos fatores de risco de doenças
por serem familiares, a tara é inconciente, e o fator da doença
é estudo da consciência, da qual Freud deveria saber. No
entanto, sua sabedoria sobre os males do incesto, não evitou
que o inconsciente, ou seja lá o que for, juntamente com o extinto
de preservação do gen, de forma totalmente inconsciente
nele, o guiasse parasua tara na sua própria filha. Segundo a
própria psicologia de Freud, a tara, não se anula por
questões da conciência, e sóa tua pela inconsciência.
Sabe-se no entanto, o queque o atrae mais. Dentre todas as características
da pessoa, podem ser motivos de taras, desde as de comportamento, as
de personalidade, a de intelectualidade, tal como partes físicas
em isolado, em em condições e formas especiais. Portanto,
a tara não é em primeiro momento, um fator que se evita.
Ela ocorre, devido a formação da mente do indivíduo,
que vai possuir ao longo de sua vida, taras próprias, pessoais.
Na sua opinião, para certos tipos de taras, existe antes a predisposição
genetica do sujeito, de tê-las ao longo da vida?
Jocax - Primeiramente eu gostaria de que vc verificasse
se este caso de Freud com a propria filha eh veridico ou apenas boato.
Tenho razoes para duvidar pois acredito que exista forte influencia
genetica na predisposicao para *evitar* o incesto. Por esta razao genetica
eh que nao existe atracao fisica entre irmaos e de tambem pai para filha.
Acredito tambem que possa existir uma predisposicao genetica para fetiches
ou alguma tara , nao creio que o objeto do fetiche ou da tara seja determinado
geneticamente mas a predisposicao , de algumas pessoas, para *ter* este
fetiche ou tara pode ser geneticamente influenciado. O objeto da tara,
acredito, deve ser fixado atraves da interacao ambiental do individuo.
Metheorus - Entendo por completo sua declaração
sibre as taras e feticehes. O que traz dúvidas são os
vastos casos de abuso sexual entre parentes. Há casos também
entre atração sexual entre irmãos, ao invés
de estupro. Sendo contra o fluxo, e a tendência da genética,
seria então uma abrração genética ou um
desvio genético? Ou será que seria apenas um desvio psicológico,
de ordems não genéticas?
Jocax - Na verdade, se estes irmaos *cresceram juntos*,
fator importantissimo para a manifestacao anti-incesto, a tendencia
seria a perda de atracao sexual mesmo. Ja li estudos a estes respeitos.
Criancas criadas juntas desde o inicio tendem a nao ter atracao sexual
na maturidade. Os genes predispoe o fenotipo a nao se atrair por pessoas
que foram criadas juntas desde a fase de bebe. ( existia um limite de
idade maos nao me recordo ). Mas eh claro que se esta tendencia eh hereditaria
pode ocorrer mutacoes ( como doencas ) e hver atracao sexual, mas estes
devem ser casos raros. Ou seja neste caso especifico de atracao sexual
acredito que a influencia genetica seja predominante mas nao descarto
a possibilidade de mutacoes que possam fazer esta tendencia natural
aparecer.
Jocax - Da mesma maneira irmaos que NAO foram criados
juntos podem se apaixonar quando se encontram quando adultos !
Metheorus - Baseado nas duas ocasiões, pode-se
ver claramente que a manifestação anti-incesto ocorre
na sua maioria, naqueles que convivem juntos desde pequenos. Sendo uma
questão de convivênvia, nada parece estar ligado à
algum fator genético que tenha funções "anti-incesto".
Estaria sim ligado as questões ambientais. Assim sendo, a manifestação
anti-incesto é um conceito basicamente religioso e cultural.
Haja visto que na idade média, era perfeitamente comum, todos
de uma mesma família, terem relações sexuais com
todos. O pai se relacionava com a filha, com a esposa, com a irmã.
A irmã com o pai, com seu irmão, etc. Era um incesto frequente
e sem aparente tabu, apesar da ococrrência clássica de
aberrações fenótipas e genéticas frequentes.
Corcunda de Notre-Dame é um dos casos que representa a idade
média, só para se ter noção. Desta forma,
esta manifestsção anti-incesto, não estaria ligada
aos fatores de controle que a religião impôs sobre a população,
definindo incesto com pecado grave?
Jocax - Nao. Vc deve entender o conceito de expressao
de um gene. Os genes sao ativados dependendo das condicoes ambientais.
A melanina, por exemplo, aparece se a pele for exposta ao sol. Eh uma
expressividade condicionada pelo meio ambiente. E eh genetico ! Assim
o desejo por irmaos ou filhos tambem eh condicionado geneticamente no
sentido de se evitar o incesto. Claro que a cultura pode ir contra estes
genes e promoverem casamentos de pais e filhas etc.. Ou seja o que ocorre
eh o contrario : E ah cultura que pode influenciar o incesto e nao vice-versa
como vc argumentou.
Metheorus - Sendo os genes variáveis conforme
as questões ambientais, citado por ti como exemplo, a melanina,
me prego à duas outras perguntas: A Religião e a Cultura
faz o sujeito adaptar-se à um certo modo de vida, que aos poucos
pela próprica conduta do povo, vai alterando os genes. Para povos
com culturas e religiões que inibem o incesto, a população
vai desenvolver ao longo das gerações, a tendência
anti-incesto. E para os povos com culturas e religiões que não
inibem o incesto, a população não vai ter ao longo
das gerações fatores anti-incesto impostos geneticamente.
Se não ouvesse a religião inibidora, e se também
ouvesse a religião incentivadora, qual seria a atitute comum
do neutro?
Jocax - Sim, eh verdade que a cultura e os genes co-evoluem,
iesto eh, eh uma evolucao onde uma influencia a outra. No caso do tabu-do-incesto
ocorreu que os genes influenciaram a cultura e nao vice-versa ! Por
isso que em praticamente em todas as sociedades do planeta existe o
tabu do incesto eh pq esta cultura anti-incesto veio do prorpio ato
instintivo genetico de evitar o incesto. Ou seja havendo ou nao havendo
uma cultura inibidora a tendencia natural eh que as familias evitassem
o incesto. Para vc ver que eu tenho razao basta ver a maioria das sociedades
animais: Existe tambem uma tendencia a evitar o incesto.
Metheorus - Antes das culturas e religiões inibidoras,
a idade média viviva sem este instingo genético anti-incesto.
E o que determinou uma sociedade não praticante de incesto, foi
a religião basicamente. E em segundo, o caso dos animais, ocorre
o instinto, que os mantém nesse padrão em todo reino animal
com atitudes anti-incesto. Diante da situação, seria o
fato certo ocorrido, de que dentre a massa geral praticante do incesto,
alguns poucos começaram tender a não executar incesto,
pela própria seleção e evolução de
gens, fazendo com que os genes "pró-incesto" se exterminassem,
conforme as teorias de Darwin, e assim os gens "anti-incesto"
se fortalecessem, mantendo-se predominantes. E ainda levanto outra questão.
Se a evolução natural segue para a eliminação
do incesto e o progresso do anti-incesto, comprova-se mais uma vez que
em pró da perpetuação, tudo tende a caminhar pelo
lado que a vida cresce mais. Pois no incesto, o número de doenças
fica contra a vida praticamente. Enquanto que o anti-incesto favorece
o crecimento da vida, e pertuação. Seria isso?
Jocax - Sim, a instinto anti-incesto eh exatamente
devido a isso que vc disse.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Que outras formas de evolução
estão ligadas ao Genismos, de forma que a boa conduta do Genismo
traga benefícios de proliferação da vida de forma
mais intensa?
Jocax - Eu percebi que a prática genista realmente
pode provocar uma alteração evolutiva no sentido de atenuar
os comportamentos ligados ao egoismo. Ou seja o genismo atua fazendo
uma pressão no sentido de que os "genes-malévolos",
que são genes liagados aos instintos torpes ( inveja, ciumes,
vinganca, etc.. ) sejam reduzidos.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Seria esta redução
uma ocorrência psicológica, devido ao fato de que com a
igualdade evolutiva e aprimoramento da beleza externa, ou fenótipo,
devido a pré-seleção genética, trazendo
um sentimento de segurança, e eiliminando assim os medos e inseguranças
que podem gerar ciúmes, inveja, vingança, etc?
Jocax - Nao, nao tem nada a ver. Para entender isso
vc deve pensar na pergunta : "O que fez com que no processo evolutivo
apareceram tais sentimentos que moralmente condenamos?" Vc vai
verificar que estes sentimentos surgiram como resultados de genes que
favoreciam a perpetuação genética daqueles que
o possuiam.
Assim,evolutivamente, pessoas egoístas tinham mais chances de
perpetuar seus genes do que aquelas que nao tinham tais sentimentos.
Cada sentimento tem um papel na evolução, cada sentimento
auxiliava ( e auxilia ) na perpetuação por isto eles existem
hoje.. Como o genismo traz para o consciente a tarefa de perpetuar genes
( que normalmente eh relegada aos instintos da pessoa ) então
a pressão para que tais genes continuem no pool genético
da população diminua já que grande parte da tarefa
de perpetuação passa a ser consciente..
Para entender isso deve-se perceber que o que mantem
uma característica qualquer funcional , sem degenerar, eh a pressão
seletiva. Os genes estão sempre sofrendo mutações
e se nao houver uma pressão para que estes genes mutantes sejam
filtrados , mantendo-os assim intactos, então se não houver
esta pressão eles tendem a se degenerar.
Metheorus - Se estes sentimentos tem papel de incentivar
a evolução, porque razão o Genismo diz que estes
sentimentos irão se atenuar? Segundamente, você anunjciou
que os genes-malévolos são os responsáveis por
estes sentimentos. Assim sendo, que real importância estes sentimentos
tem com o Genismo e porque essa
contradição?
Jocax - Veja que estes sentimentos eram importantes
porque conferiam vantagens evolutivas num ambiente competitivo social.
Não eram necessários por exemplo na lutar entre espécies.
Assim as pessoas não precisam sentir inveja para que a espécie
sobreviva ,mas este sentimento reforça a vantagem que estas pessoas
tem em relação as outras favorecendo sua competitividade
dentro da própia espécie. Não é um sentimento
necessário para que a vida sobreviva e por isso poderia ser eliminado
( entre outros ) sem prejuizo para a
espécie.
Eu dsse que estes sentimentos irão se atenuar
porque o genismo atenua a pressão seletiva sobre eles faqzendo
com que mutantes que não os possuam não apresentem desvantagens
evolutivas desde que eles sejam genistas.
Metheorus - Rodrigo Meyer: Sendo este um sentimento
desnecessário, a própria natureza começaria a selecionar
e excluir gens desnecessários como este. Assim sendo, não
se faz necessidade da interferência externa ou artificial para
que isso ocorra. O Genismo tem uma visão de que estes gens devam
ser "pressionados" para que caminhem pra esse caminho. Porque
a necessidade dessa "pressão", se o caminho de eliminação
destes gens é um fator que ocorrerá naturalmente pela
seleção natural?
Jocax - Veja bem tais sentimentos malévolos
não são necessários para a sobrevivência
da espécie porque ( a maioria deles ) serve apenas como uma forma
de se obter vantagens dentro da luta competitiva da própria espécie.
Se quisermos uma espécie genéticamente boa e mais altruísta
deveremos pensar num meio de conseguir isto eliminando as causas ( os
genes ) uma vez que apenas a moral ( a educação ) não
resolve o problema.
Veja : se 2 pessoas são educadas para serem
boas a pessoa má poderá se sair melhor se for pérfida,
egoísta, invejosa, mentirosa ( quando lhe convier ) fazendo com
que tenha vantagens evolutivas sobre a outra que seguiu os padrões
morais. Conclusão : Quem eh "bonzinho" tem menos chances
perpetuativas do que o que não é. Esta é a razão
e a causa dos genes malévolos permanecerem na população.
Metheorus - Então, dessa forma, a longo prazo,
os gens responsáveis pela conduta da pessoa "boazinha"
seriam eliminados, e darão espaço aos gens da pessoa que
se utiliza dos sentimentos egocentricos para se impor sobre as outras
geneticamente. Se não tivesse a estes dois tipos diferentes de
pessoas, seria possível que a "pessoa mau", acabasse
predominando na Terra? Estaríamos com a evolução
Genética à caminho de uma população slecionada
apenas por pessoas Egocentricas?
Jocax - Sim, na verdade é exatamente isso que
já ocorre atualmente e a tendência é isso se agravar
ainda mais. É bom notar que tais genes-malévolos não
vão ser expostos facilmente pois isto vai contra a ética
social. Por isso a tendência é que o ser humano torne-se
cada vez mais falso e pérfido, já que tais atitudes camuflam
a verdadeira natureza humana quando conveniente. Deve-se notar que tais
atitudes só existem porque conferem vantagens evolutivas ao seu
portador. Mas se a pessoa age conscientemente na busca da perpetuação
genética tao pressão seletiva deixa de ser importante
na manutenção destes genes.
Metheorus - Se a sociedade caminha pra que cada vez
mais se agrave esta tendência de egocentrismo, onde está
a felicidades que o Genismo diz objetivar?
Jocax - Veja que a longo prazo, com o genismo, tal
egocentrismo tenderá a se atenuar uma vez que o genismo passa
ao consciente o que normalmente está relegado aos instintos.
Além do mais , no futuro, será possível se eliminar
estes genes malévolos através de uma ética específica
que eu criei especificamente para este fim. Enquanto isto, como já
disse, o genismo aumenta a felicidade através daqueles 3 fatores
que eu citei no início de nossa entrevista.
Metheorus - Então, o Genismo vai contra a naturalidade
da evolução, em pró da felicidade? è uma
busca artificial por meio da consciência? Que males problemas
podem surgir com esse bloqueio" à genética, por meio
desta intervenção da consciência em parceria com
os princípios do Genismo?
Metheorus -"Genismo é, principalmente,
uma nova maneira de encarar a vida e a si próprio. É uma
filosofia baseada em ciência que pretende maximizar a felicidade
do homem colocando-o na direção mais natural possivel."
Esta foi uma das suas frases, anunciando que o Genismo tenta maximizar
a felicidade, colocando o homem na direção mais natural
possível. No entanto, se o homem fosse de fato colocado na direção
mais natural possível, ele caíria na evolução
genética que tende ao egocentrismo, como você mesmo citou.
Jocax - Veja bem, não existe doutrina ou filosofia
ou moral que diga que você deva ser anti-social. O genismo tambem.
Neste aspecto, não é diferente. Você deve notar
também que tais comportamentos malévolos tem um único
objetivo : perpetuar genes. Desta maneira se você agir com este
objetivo em mente você não estará indo contra sua
natureza, muito pelo contrário, você estará agindo
o mais harmonicamente possível com relação ao *conjunto*
de todos os seus genes. Vc deve notar também que temos muitos
genes que regulam o comportamento em sociedade de modo que não
nos excedamos e sejamos punidos por infringir as regras sociais. Então
bloquearmos determinados instintos mais primitivos não é
contra a natureza humana. O homem é naturalmente conflituoso
nesta busca dinâmica de seus interesses versus os interesses da
sociedade. A melhor forma de resolver estes conflitos é através
do genismo que procura minimizar os conflitos internos levando todo
o
organismo ao seu papel biologico : a perpetuação de seus
genes.
Metheorus - Eu não disse que os comportamentos
malévolos vão contra a natureza. Afirmei fortemente que
a *intervenção* da conciência sobre eles, podem
disvirtuar o real caminho evolutivo. Você respondeu como se eu
tivesse dito o oposto. Peço que explique novamente, tomando mais
atenção ao que eu disse de fato nas minhas perguntas.
Jocax - Vivemos em sociedade e por isso, como disse,
nao agimos como animais irracionais. Existem genes regulando este aspecto
social tambem. Vc pode ver isso através de alguns sentimentos
como a vergonha e o remorso que existem para facilitar nossa vida em
sociedade. O caminho evolutivo natural é a perpetuação
genética e o genismo aponta nesta direção. Claro
que poderemos maximizar nossa perpetuação agindo anti-socialmente
ou anti-éticamente mas o genismo não permite isso nesta
nossa era. Futuramente poderemos agir anti-moralmente com a adoção
da gamética. Neste caso não haverá conflito de
espécie moral
entre a razão e a vontade.
Metheorus - Tendo nós, humanos, capacidade de
regular fatores sociais, e tendo isso também regulado por gens,
quais seriam as forças que predominariam entre a tendência
de evolução genética pelo caminho do egocentrismo
e a consciência de moderação por razão da
sociedade que vivemos atualmente? Qual tem mais força? Qual predominaria?
Jocax - Primeiro, vc deve notar que não existe
um caminho evolutivo pré-determinado a ser seguido. Segundo,
a consciência influência no destino de nossas vidas quer
queiramos quer não queriamos. Ate´ o genismo eliminar os
genes-malévolos nunca poderemos fazer tudo o que desejamos a
consciência também eh utilizada para que nos portemos éticamente
em sociedade. Já disse que por esta razão o homem, vivendo
em sociedade, está naturalmente tendo que controlar seus impulsos.
Não existe por enquanto outra forma de agir. Impulsos anti-sociais
tem que ser controlados. Vc deve notar que a *capacidade* de controlar
tais muitos impulsos também são geneticamente determinados
e por isso vc *não* pode dizer que eles são anti-naturais.
Como disse a dicotomia conflituosa entre os instintos
mais proimitivos e nossos instintos sociais são naturais e são
evolutivamente governados pela punição social. Pessoas
que não conseguem se portar adequadamente em sociedade tenderão
a ser excluidas da mesma com graves prejuizos perpetuativos. A solução
final para todos estes conflitos não poderia ser agora mas sim
no futuro, com a adoção da gamética juntamente
com o genismo. Muitas doutrinas não leva em consideração
que toda a vida procura perpetuar os genes e por esta razao os conflitos
podem aumentar muito. Por isso o melhor caminho é através
do genismo, pois esta conscientixação ganha um sentido
natural que une a mente e o corpo.
Metheorus - A referência de que eles são
anti-naturais, deve-se ao fato de serem opostos a outra ocorrência.
Se, ser natural é ser favorável ao fluxo genético
e evolução por meio do egocentrismo, a intervenção
desse caminho natural, é uma forma anti-natural de barrar os
sentimentos egocentricos. Ao menos ao que pude notar das suas explicações.
No entanto vejo a possibilidade de que a real tendência genética
é que o ser humano chegue futuramente num equilíbrio,
unindo o controle dentro da sociedade, e ao mesmo tempo a perpetuação
dos gens por meio do egocentrismo e sentimentos similares.
Jocax - A tendência a perfidia , a falsidade,
a mentira etc.. acontecem porque são formas adaptativas à
conjuntura do ambiental atual. Vc não pode dizer que estas tendências
são sempre naturais. Se mudarmos a pressão seletiva de
modo que o comportamento malévolo seja fortemente punido com
severa desvantagem evolutiva então a tendência natural,
mesmo sem o genismo, é que a ética seja seguida e a franqueza
e a lealdade sejam os fatores mais naturais a serem seguidos. Vc percebe
que o caminho depende apenas do ambiente para que os genes se adequem
a eles? Nota que o fator comum ao ambiente e a pressao evolutiva será
sempre a perpetuação genética. Se o ambiente favorece
a falsidade ou a lealdade então o comportamento se moldará
a esta pressão sempre no caminho da perpetuação
genética. Se podemos mudar o ambiente para os comportamentos
malévolos serem extintos acredito que deveremos faze-lo.
Metheorus - A referência de que eles são
anti-naturais, deve-se ao fato de serem opostos a outra ocorrência.
Se, ser natural é ser favorável ao fluxo genético
e evolução por meio do egocentrismo, a intervenção
desse caminho natural, é uma forma anti-natural de barrar os
sentimentos egocentricos. Ao menos ao que pude notar das suas explicações.
No entanto vejo a possibilidade de que a real tendência genética
é que o ser humano chegue futuramente num equilíbrio,
unindo o controle dentro da sociedade, e ao mesmo tempo a perpetuação
dos gens por meio do egocentrismo e sentimentos similares.
Jocax - Como disse a dicotomia conflituosa entre os
instintos mais proimitivos e nossos instintos sociais são naturais
e são evolutivamente governados pela punição social.
Pessoas que não conseguem se portar adequadamente em sociedade
tenderão a ser excluídas da mesma com graves prejuízos
perpetuativos. A solução final para todos estes conflitos
não poderia ser agora mas sim no futuro, com a adoção
da gamética juntamente com o genismo. Muitas doutrinas não
levam em consideração que toda a vida procura perpetuar
os genes e por esta razão os conflitos podem aumentar muito.
Por isso o melhor caminho é através do genismo, pois esta
conscientização ganha um sentido natural que une a mente
e o corpo.
A tendência a perfidia, a falsidade, a mentira
etc. Acontecem porque são formas adaptativas à conjuntura
do ambiental atual. Você não pode dizer que estas tendências
são sempre naturais. Se mudarmos a pressão seletiva de
modo que o comportamento malévolo seja fortemente punido com
severa desvantagem evolutiva então a tendência natural,
mesmo sem o genismo, é que a ética seja seguida e a franqueza
e a lealdade sejam os fatores mais naturais a serem seguidos. Você
percebe que o caminho depende apenas do ambiente para que os genes se
adequem a eles? Nota que o fator comum ao ambiente e a pressão
evolutiva será sempre a perpetuação genética.
Se o ambiente favorece a falsidade ou a lealdade então o comportamento
se moldará a esta pressão sempre no caminho da perpetuação
genética. Se podemos mudar o ambiente para os comportamentos
malévolos serem extintos acredito que deveremos faze-lo.
Metheorus - Diante de todas estas variáveis
genéticas, por conta da sociedade, como estaria posicionado o
Genismo nas questões de alteração e controle genético
em laboratório, por conta das novas tecnologias que ewstão
surgindo, como a Clonagem e o Genoma como forma de mapeamento genético.
Qual a posição do Genismo na existência destas novas
tecnologias?
Jocax - Devemos como norma sempre buscar a maximização
da felicidade. O que eu acho que está acontecendo é que
a tecnologia de clonagem é muito recente para ser aplicadas em
humanos com riscos de produzirmos, talvez, crianças com problemas
que irá gerar sofrimento a elas. (continua). Contudo, uma vez
que a técnica seja aprimorada, não vejo problema em sua
utilização. Veja que gêmos univitelinos são
clonagens pela natureza. Com relação à mudanca
do material genético a coisa é um pouco + complicada.
( cambio )
Metheorus - Existe algum elo entre o Genismo com as
práticas técnológicas da ciência atual?
Jocax - Eu vejo como promissora a tecnologia de manipulação
genética mas não sei ainda até que ponto poderemos
utiliza-la. É possivel que através desta tecnologia se
faça adiantar o surgimento de uma nova espécie humana.
Devemos evitar isso? É uma pergunta dificil de analisar rapidamente
pois envolve muitas facetas....
Metheorus - Existe alguma atividade paralela ao Genismo
que trabalhe nesse setor de pesquisa e o estudo da Genética?
Jocax - Uma das idéias do genismo é que
devemos tentar seguir os genes, isto é, nossa programação
biológica, o máximo possível limitando-nos aos
principios éticos e a perpetuação genética.
Através da decodificação da *semântica* dos
genes poderíamos verificar qual deveria ser nossa tendência
mais natural e então teríamos um 'mapa' de qual o melhor
comportamento deveríamos adotar. Mas isso é tarefa hercúlea
para fo
futuro.
Metheorus - Então, baseado em toda ideologia
do Genismo, resuma em uma frase, o que as pessoas deveriam saber sobre
o Genismo, qual a importância do Genismo, e o que representa o
Genismo.
Jocax - Em uma frase ? Vc quer que eu faça milagres....mas
posso tentar: "O Genismo representa uma nova ideologia-filosofia-religião
que visa a maximização da felicidade evitando que culturas
ou ideologias (memes) malévolas possam desvirtuar o ser humano
de seu propósito fundamental levando-o ao sofrimento e à
destruição"
Metheorus - Diante de tudo, encerro por aqui a entrevista.
Foi muito gratificante pra mim entrevistá-lo e passar para os
público, essas informações valiosas sobre o Genismo.
Espero reecontrar-te por aqui.
Jocax - Obrigado, para mim também foi graificante
poder ajudar e levar estas informações para o público.