Clonagem e Genismo
Por: Jocax, 2003
Interessante a associação feita pelo ex-jornalista francês Claude
Vorilhon, 55, líder do Movimento Raeliano sobre a clonagem, onde
associa a imortalidade à clonagem. A clonagem, segundo ele, seria o 1.
passo para a imortalidade pois ainda seria necessario a transferencia da
mente. Mas , infelizmente, nao disse como isso poderia ser feito. O
interessante desta declaracao eh que no genismo tambem existe uma
associacao da imortalidade com os genes. E, uma clonagem, seria
uma forma valida de perpetuacao genetica e, portanto, tambem de
imortalidade.
Mas para o genismo, felizmente, aclonagem nao eh a unica forma nem a
mais importante. Se vc tivesse, por exemplo, dois filhos com alguem mais
qualificado/a que voce provavelmente seus filhos teriam mais
chances de perpetuar seus genes do que seu clone! . ( Por isso que
quando amamos alguem temos grande atração sexual por este alguem: os
genes "sabem" que poderao pegar uma carona com genes
qualificados, que os transportarao de forma mais segura aa proxima
geracao ).
A clonagem ainda ( atualmente ) eh uma tecnica bastante incipiente no
qual o embriao esta sujeito a muitas doencas e outros infortunios.
Provavelmente, com o tempo, estas tecnicas serao melhoradas e os riscos
de acidentes, na clonagem, deverao cair para um patamar bastante baixo
viabilizando a operacao em seres humanos.
Se a clonagem fosse um meio seguro de se obter um outro ser humano, nao
vejo qual razao para proibir sua execucao : O Bebe, com certeza,
seria muito amado pois ninguem gastaria uma fortuna por um close se nao
o desejasse ardentemente. Quem entao viria a sofrer com o clone ? A
crianca , por outro lado , saberia que doencas geneticas poderiam ou nao
acomete-la ( pelo menos ateh a idade do clonado ) e saberia ateh como se
pareceria no futuro, como seria parte de sua personalidade etc.. Ou
seja, a crianca teria muito menos riscos do que uma crianca normal ,
esta sim fruto de uma loteria de mutacoes/crossing-over e transposicoes
geneticas que ninguem sabe ao certo no que vai dar ateh o momento de seu
nascimento , momento em que eh toda examinada para ver se nao esta
faltando nada mesmo !
Se o normal fosse nascer clonado, entao um nascimento sexual ( como o
conhecemos ) seria com certeza banido ( como esta sendo hoje a clonagem
) por representar tantas incertezas ao futuro bebe q seria considerado
um crime!
Eu tbem acho , alem disso, q
os governos deveriam investir na clonagem e tambem clonarem icones
da humanidade : Einstein's , Leonardos D'avinci's, Newton's,
Darwin's , Picasso's etc.. Este genios poderiam "ganhar nova
vida" e, quem sabe, contribuir novamente para a felicidade
da humanidade ?
Experimentos com Embriões humanos :
Algumas pessoas criticam experimentos com embriões para a produção de células tronco alegando que os cientistas estariam assassinando vidas humanas. Tais críticas são dificeis de rebater pois falta a humanidade o instrumental necessário para tanto.
Gostaria de analisar esta problemática à luz do que eu chamei
de "Etica Futura" (
http://groups.yahoo.com/group/Genismo/message/1022 ).
A 'Etica Futura' eh uma extensao da etica tradicional
que enfatiza os aspectos das acoes nao tomadas ( as omissoes )
sobre a felicidade do sistema.
Aplicando estes conceitos, como veremos a seguir , podemos
perceber que a preocupacao com o destino do embrião, ou do
feto, *nao* eh apenas um capricho de pessoas sem ter o que fazer.
Primeiro, gostaria de dizer que o genismo abole completamente
conceitos como de almas , deuses , anjos e demais seres metafisicos
restringindo-os ao mesmo universo de ficcao em que se encontram
gasparzinho, chapeuzinho-vermelho e seus congeneres.
A unica forma genista valida para uma analise moral ou etica
de uma situacao deve ser atraves da Meta-Etica-Cientifica que
eh uma meta-etica utilitarista baseada no conceito genista
de felicidade.
Constata-se q toda sociedade, atraves de suas leis e de sua moral,
inibe fortemente o crime de morte atraves de severas punicoes.
Por que?
Baseando-me na felicidade, enumerei as principais razoes :
1- Inseguranca de vida
A vontade de viver eh um instinto e a ameaca a vida causa medo.
Se assassinatos nao fossem proibitivos a aociedade viveria
numa constante inseguranca e o medo imperaria. Portanto, a certeza
de que nao se vai ser facilmente assassinado diminui
a inseguranca e aumenta a felicidade.
2- A Dor
Em geral a morte eh precedida de dor.
Muitos , erroneamente, acreditam que a maior problema de
morrer eh o sofrimento , a dor causada por aquilo que
se faz perder a vida : Um grave ferimento , uma doenca fatal.
Embora este seja um fator para a diminuicao da felicidade, nao
eh o mais grave. Na verdade, a dor do momento da morte deve ser
a parte menos significativa do problema do morrer na felicidade
do sistema.
3- A decaimento da felicidade dos que ficaram
Alem disso, havera tambem o sofrimento das pessoas,
parentes ou nao, que se relacionavam com o morto. E, dependendo
da idade, e do vinculo sentimental que existia,
o sofrimento dos que ficaram pode ser bem maior do que
o sentido pelo falecido nos momentos que precederam sua morte.
4- A poda da Felicidade
A abreviacao da felicidade a ser sentida acredito ser , sem duvida,
o fator *mais importante* para a problematica da morte.
O pior da morte nao eh a dor de morrer mas sim a felicidade deixada
de ser vivida qdo a morte a interrompe abruptamente.
Para entender isso, vamos a um exemplo ficticio :
Suponha que a felicidade media de um ser humano numa dada sociedade
seja de 1000 jx e que o tempo de vida medio , para simplificar,
seja de 100 anos. Entao teriamos uma media de 10jx de felicidade
por ano. Se a pessoa tem sua vida interrompida, por exemplo,
aos 50 anos entao ela deixaria de viver e sentir metade
da felicidade que normalmente viveria, de cerca de 500jx !!
Feito estes esclarecimentos iniciais poderemos analisar o problema
da morte de embrioes em experiencias com celulas tronco:
1-Inseguranca de vida
Os embrioes humanos nao sabem o que se passa no mundo externo e,
portanto, nao podem sentir inseguranca em relacao aa sua
incipiente vida.
2-Dor
Como o embriano ainda nao tem um sistema nervoso eles, em principio,
tambem nao podem sentir dor ao morrer.
3-A poda da felicidade dos que ficaram :
Como o microscopico embriao de laboratorio nao possui
vinculo sentimental com ninguem , sua morte dificilmente
seria sentida por alguem e , mesmo que o fosse,
como nao houve tempo para criacao de vinculos afetivos,
sua morte nao deveria causar muito sofrimento.
4- A Poda da Felicidade.
Este eh o unico aspecto, e extremamente relevante, da
morte do embriao nas experiencias com clonagem e celulas
tronco. Evocando a etica futura poderiamos arguir que
o embriao tem um potencial de felicidade de cerca de
1000jx e que, eliminando-o, estariamos diminuindo
a felicidade futura do sistema do mesmo nivel
de felicidade: o equivalente a um assassinato!
Entretanto este raciocinio encerra um erro logico:
A experiencia nao seria feita , e o embriao nao seria criado,
se os cientistas, ou seus patrocinadores, soubessem que haveria
um julgamento etico, ou civil, sobre o produto de suas
experiencias ! Ninguem em sã consciencia participaria
de projetos com embrioes se, no fim, resultassem em processos
por assassinato. O projeto nunca sairia do papel !
Entao, o motivo dos embrioes existirem nestas experiencias
sao porque eles podem auxiliar a ciencia a melhorar a
felicidade do ser humano e , alem disso, e de forma
implicita, nao gerariam problemas de ordem legal ou etica
para os envolvidos uma vez que a felicidade do sistema
nao diminui com a morte dos mesmos.
Eh importante observar que eu nao realcei a grande importancia
para a felicidade do sistema ( sociedade ) se a producao
de celulas tronco fossem efetivas na cura da paralisia
ou do mal de parkinson entre outras. Provavelmente, apenas
estes beneficios seriam *suficientes* para justificar os
experimentos *mesmo* que houvesse alguma perda de felicidade
durante a realizacao dos mesmos.