Idéias a desenvolver:
Retrocesso religioso e Tempo de Vida

Por: Jocax, Maio / 2004


Aqui vão alguns temas a serem desenvolvidos :

1- Retrocesso religioso .

Como vimos, no e-mail anterior, parece que está havendo um retrocesso relativo a independência do estado e igreja - a laicidade do estado.

Por quê?

A causa , por incrível que pareça, pode estar no fator vírus-meme-dos-2-filhos ( vm2f ), que é uma ideologia meme viral que diz que : "Se você é uma pessoa culta e bem informada, então , sob hipótese alguma, deve ter mais do que dois filhos". Em geral, os grupos infectados com este meme-viral , são justamente a classe média e a média-alta que tendem a ser mais informados e menos religiosos. Por outro lado, os que costumam ter muitos filhos, costumam ser pobres, ou são crentes fervorosos, ou são genistas. Nos dois primeiros casos as famílias tendem a ser muito religiosas.

Então temos dois fatores que dão o "tom" do crescimento populacional:

Os religiosos, tendo muitos filhos, tendem a ter muitos filhos religiosos também. Os pobres, tendo muitos filhos e , sem muito acesso a informacao de qualidade, e talvez com menos esperanças neste mundo, tendem a ser mais religiosos que a classe média.

O resultado desta conta é que a população, com o passar das gerações e a médio prazo, tenderá a ser cada vez mais religiosa e que tenderá em votar em políticos também religiosos. Estes, por sua vez, defenderão seus pontos de vista no congresso, senado etc. E, além disso ( e por causa disso), teremos também a disseminação de canais de rádios e Tvs religiosas. Bom, estamos colhendo, agora, o resultado disso tudo.

Por que isso não ocorreu antes? Porque o "vm2f" só pode se alastrar com o advento das pílulas anticoncepcionais, que é um fenomeno relativamente recente. Antigamente, algumas décadas atrás, as pessoas de nível sócio-econômico melhor podiam criar e realmente CRIAVAM mais filhos do que as pobres cujos filhos nem sempre sobreviviam até a idade adulta. Então, a médio e curto prazo, a tendência é termos cada vez mais retrocesso no campo Estado-Igreja-Escola. Infelizmente.

2- Tempo de vida e gene-perpetuação.

Podemos observar, na imprensa, cada vez mais sugestões para o aumento no tempo de vida individual: Dietas, exercícios, filosofia de vida etc... Isso se deve ao fator que eu batizei de "Ditadura da Consciência". A ditadura da consciência , que leva ao culto da própria individualidade, é resultado da cultura ao meme que diz que "nós somos nossa consciência". No genismo, a consciência, assim como as unhas ou o estômago, é apenas um instrumento, construído pelos genes, para sua (nossa) própria perpetuação.

De qualquer modo, se prestarmos atenção, veremos que, em geral, ações que aumentam o tempo de vida se relacionam com ações gene-perpetuativas de nosso passado evolutivo (remoto). Imagine que os genes não "sabem" o que sua consciência pensa mas podem "avaliar" os resultados pelos aspectos físicos sentidos pelo seu corpo : Estresse, gordura, oxigênio, sedentarismo etc... Imagine também que os genes não teriam "interesse" em manter vivos os individuos que não batalhassem pela sua gene perpetuação. Então eles tenderiam a diminuir a vida dos que não trabalhavam ( sedentarismo ) , não copulavam ( câncer de próstata ) , não se esforçassem socialmente ( um pouco de estresse já é considerado benéfico) ou que fossem muito gulosos ( o que sobrasse deveria ser distribuído a filhos e parentes etc ) . O que podemos concluir disso ? Ações que induzam os genes a "avaliar" que se está agindo a favor deles ( exercicios= trabalho, alimentação favoravel=distribuicao, etc.. ) fariam com que eles fornecessem, a nossos corpos um prêmio: Um tempo de vida mais longo.

home : : voltar