Teoria dos Jogos
" Teoria dos
jogos, análise matemática de qualquer situação que envolve um
conflito de interesse, com a intenção de indicar as escolhas óptimas
que, sob circunstâncias dadas, conduzirão a um resultado
desejado."
Embora a teoria dos jogos
tenha raízes no estudo dos divertimentos tais como verificadores, jogo
do galo, e poker - daqui o nome - envolve também questões muito
mais sérias que se levantam em campos como o da sociologia,
economia, ciência política e militar.
A teoria dos jogos
foi explorada primeiramente pelo matemático francês Émile Borel que,
em 1912, escreveu diversos obras sobre jogos de possibilidade e teorias
dos jogos. Em 1928, John
von Neumann, publicou um artigo intitulado de "Zur
Theorie der Gesellschaftspiele" ("Theory of Parlour
Games") em que defende e prova o "minimax
theorem", estrutura matemática para todos os
desenvolvimentos teóricos subsequentes. Segundo este teorema há
sempre uma solução racional para um conflito bem definido entre dois
indivíduos cujos interesses são completamente opostos. É
uma solução racional, na medida em que ambos podem
convencer-se que não podem esperar fazer nada melhor, dado a natureza
do conflito.
Durante a segunda grande
guerra, áreas como a logística, a guerra submarina e a defesa aérea
basearam-se directamente na teoria dos jogos que, depois
disso se desenvolveu no contexto das ciências sociais.
Conceitos Básicos
Jogo
Na teoria de jogos, a
palavra jogo refere-se a um tipo especial de conflito no qual tomam
parte n indivíduos ou grupos (conhecidos como os jogadores). Há certas
regras do jogo, que dão as condições para que este comece e definem
as jogadas consideradas legais durante as diferentes fases do jogo; o número
total de jogadas que constitui uma partida completa e os possíveis
resultados quando a partida termina.
Jogada
Uma jogada ou movimento é o
modo como progride o jogo de uma fase para outra, a partir da posição
inicial até o último movimento. Podem ser alternativas ou simultâneas;
acontecem tanto por causa de uma decisão pessoal quanto por azar.
Assim, por exemplo, uma roleta gera determinada jogada, cuja
probabilidade pode ser calculada.
Tradeoff
É a decisão individual entre soluções excludentes que determinda a
jogada. Para obter algo o jogador que se encontra em tradeoff tem que
abrir mão de outra coisa. Tempo livre X trabalho, Equidade X
Eficiência, Colaboração X Traição são exemplos titpicos de
tradeoffs
Payoff
O payoff, também
denominado como resultado, é o que acontece no fim de um
jogo. Em alguns jogos isto é tão simples quanto declarar um vencedor
ou um vencido; noutros pode traduzir-se numa quantidade de dinheiro ou
de pontos.
Informação Perfeita
Um jogo tem a informação
perfeita se todos as jogadas forem conhecidas por cada um dos jogadores
envolvidos. O Xadrez é um jogo com informação perfeita; o poker ou o
bridge são jogos em que os jogadores têm somente a informação
parcial à sua disposição.
Estratégia
Uma estratégia é uma
lista das escolhas óptimas para cada jogador em cada estágio de um
dado jogo . Uma estratégia, tomando em conta todos os movimentos possíveis,
é um plano que não pode ser ignorado não obstante o que possa ocorrer
no jogo.
Tipos de Jogos
A teoria de jogos distingue
vários tipos de jogos, de acordo com o número de jogadores e com as
circunstâncias do jogo. Os jogos com dois jogadores têm sido
amplamente estudados. Diz-se que um jogo é de soma zero se o total dos
ganhos ao final da partida é nulo, isto é, se o total de ganhos é
igual ao total de perdas. Os jogos de dois jogadores com soma zero são
o principal objeto de estudo da teoria matemática dos jogos.
Vejamos um exemplo
Considere-se o problema de
dividir um bolo entre duas crianças. Não importa com que cuidado
um pai pode tentar dividir o bolo, pelo menos uma das crianças sentirá
que recebeu uma porção menor. A solução é deixar uma criança
dividir o bolo e a outra criança pode então escolher uma parte. Desta
maneira, a ganância assegura uma divisão justa porque a primeira criança
não se pode opor porque dividiu o bolo , e a segunda criança foi dada
a escolha de uma das partes.
Exemplo da teoria
dos jogos : O Dilema do Prisioneiro
O chamado "Dilema do
Prisioneiro" foi apresentado pela primeira vez na Universidade de
Princeton em 1950, como um exemplo da teoria dos jogos, e consiste do
seguinte: a polícia prende dois indivíduos suspeitos de cometerem um
crime leve (roubo de carro) e os coloca em duas celas separadas, sem
possibilidade de comunicação entre eles. O detetive suspeita que um
deles cometeu também um segundo crime mais grave e faz uma proposta.
Quem denunciar o outro e der as pistas para a condenação fica livre,
enquanto o outro pega cinco anos de pena. Se os dois se acusarem
mutuamente, os dois pegam três anos. Se os dois ficarem calados, eles só
serão acusados do primeiro crime, e os dois pegam um ano de cadeia cada
um.
O "Dilema do
Prisioneiro", na sua versão clássica (uma única vez) ou em sua
versão modificada (possibilidade de interação), tem sido usado para
estudar o problema da cooperação entre indivíduos, grupos e nações
em diversos tipos de problemas.
Aqui queremos analisar,
brevemente, o problema da cooperação entre equipes em uma mesma
empresa. Principalmente aquelas que trabalham com produtos semelhantes e
até concorrentes. Os líderes destas equipes podem adotar diversas
estratégias de atuação. Neste caso, pode prevalecer o egoísmo e a
tentativa de obter o maior resultado possível às custas da outra
equipe, ou um forte espírito de cooperação entre as equipes que as
levem a maximizar as oportunidades conjuntas, mesmo que isto represente
um valor menor para uma delas. Como se comporta a natureza humana dos
indivíduos e em grupos? Se um líder adotar um comportamento ético e
objetivar o maior ganho possível para a organização, pode optar pela
opção "ficar calado" (no dilema do prisioneiro), onde as
duas equipes ganham, mas todos ganham menos. Ou pode optar pelo grande
lance, onde a sua equipe ganha tudo ou nada. No "dilema do
prisioneiro" um componente importante do jogo, além das
personalidades envolvidas, é a antecipação da escolha que será feita
pela outra parte. Pressupostamente, as duas partes são amigas e
companheiras (ou pertencem a uma mesma empresa), mas na hora que entra
em jogo um interesse individual maior, um deles poderá não se
comportar como o previsto. Como eles não podem se comunicar (e no caso
da empresa, podem existir incentivos organizacionais para não se
falarem), eles terão que especular qual será o comportamento mais
previsível da outra parte, e adotar uma estratégia compatível.
O "Dilema do
Prisioneiro" nos conduz a algumas reflexões para o trabalho em
equipe.
-
As equipes não podem
atuar isoladamente. Parece ser errado achar que cada um deve cuidar
apenas de seu próprio território. Estes podem ser e muitas vezes são
superpostos. O futuro de uma equipe pode estar atrelado ao da outra.
-
Não deve haver um
incentivo institucional à competição das equipes internas, ao
"darwinismo" organizacional. Isto se traduziria em políticas
de auto-destruição, ou muito comumente na canibalização de
produtos da mesma empresa.
-
Os líderes das
equipes devem ter chance de se conhecerem melhor, e portanto, de
desenvolver um nível maior de cooperação.
-
Deveria ser analisado
(e divulgado) se do ponto de vista da empresa interessa que uma
equipe ganhe e outra perca. Muitas vezes a personalidade abrasiva de
um líder de equipe acaba com outras equipes, em detrimento do todo.
-
A cooperação sempre
tem um ganho final positivo em relação a outras possíveis
alternativas de ação.
Jogos, Teoria dos (matemática),
análise matemática de qualquer situação na qual apareça um conflito
de interesses, com a intenção de encontrar as opções ótimas para
que, nas circunstâncias determinadas, consiga-se o resultado desejado.
John von Neumann e Oskar Morgenstern são considerados os pais da teoria
de jogos.
Aplicações
Von
Neumann, trabalhando com o economista australiano Oskar
Morgenstern em Princeton, ligou a teoria dos jogos com o
comportamento económico: os modelos podem ser desenvolvidos para
diferentes mercados com números diferentes de compradores e
vendedores, diferentes valores de flutuação da fonte e da
procura e variações sazonais e cíclicas.
Mas outras aplicações
são possíveis:
-
Nas decisões sobre a
forma equitativa de divisão de propriedade.
-
Nos problemas de governo
e nas decisões individuais
-
Na distribuição de
poder nos tramites legislativos
-
Nas ciências sociais, a
teoria dos jogos permite compreender os fenómenos de distribuição
de poder em procedimentos legislativos.
-
Os sociologistas
desenvolveram uma nova vertente da teoria dos jogos dedicada ao
estudo dos aspectos que envolvem a tomada de decisão de grupo.
-
Os epidemiólogos
empregam também a teoria de jogo, especialmente no que diz respeito
aos procedimentos de imunização e aos métodos de teste de
uma vacina ou o outro medicamento.
-
Os estrategas militares
utilizam a teoria do jogo para o estudo de conflitos de
interesse tomados nas batalhas onde o resultado ou o
payoff de um jogo de guerra são a vitória ou aderrota .