Os Memes Mais Aptos

Por: Melo Campos

O nosso cérebro está programado para absorver a cultura da nossa comunidade. Por isso as crianças aprendem o essencial da sua língua muito rapidamente, em poucos meses. Estão pré-programadas para absorver informação útil a uma taxa extremamente elevada. E por isso, aliás, é tão difícil evitar que também informação perniciosa seja absorvida. As crianças são «imuno-deficientes» em relação a «infecções mentais» que os adultos lhe transmitam: o «vírus» do Pai Natal, os das religiões, etc. Muitas infecções são úteis e gratificantes, mas outras não!

«A educação consiste no condicionamento de um indivíduo, através da promessa de várias compensações e vantagens, de modo a que ele adopte um modo de pensar e se comportar que, logo que se tornem um hábito, instinto ou paixão, os dominarão «para o bem geral» mas, em última instância, para sua própria desvantagem. Somos vítimas das nossas virtudes, que nos transformam numa mera função do todo social.» FREDRICH NIETZSCHE em A Gaia Ciência

Os vírus (celulares, da mente ou dos computadores) espalham-se sempre que existe uma maquinaria bem estabelecida para os duplicar e espalhar. Também os computadores são bons a copiar bytes e por isso começaram a aparecer tantos vírus nos computadores.

As máquinas celulares são extremamente eficientes a copiar o ADN. Parecem até querer copiar tudo que lhes apareça à frente....e acabam assim por copiar e reproduzir parasitas - os vírus. Enquanto o ADN "legal" passa para as gerações futuras pela via «ortodoxa» do esperma e do óvulo, o ADN viral usa uma via mais rápida e "traiçoeira" através, por exemplo, do contágio por uma gota de sangue.

A mente humana, embora não seja o «paraíso para vírus» que é o núcleo de uma célula ou um computador, é também um terreno quase igualmente desprotegido relativamente a infecções do tipo «viral». Os memes são os vírus da mente e a mente humana é uma máquina muito eficiente para os duplicar e espalhar. As pessoas têm tanta tendência para propagar memes que publicar informação sobre como fazer um vírus para computador é considerado um acto irresponsável.

Os vírus que são demasiado virulentos são rapidamente detectados e eliminados. Não se espalharão como uma epidemia. Mas aqueles que têm um efeito suficientemente pequeno (ou adiado para uma determinada data) serão dificilmente detectados e são os mais eficientes (ou perigosos). Têm muito tempo para se replicarem infectando muitas células, muitos computadores ou muitos cérebros.

Os memes com mais sucesso são difíceis de detectar pelas suas «vítimas», que muitas vezes negam ou não notam que estão infectadas. Sentem uma convicção interior profunda de que algo é bom, verdadeiro, certo ou virtuoso. Sem que isso tenha que ver com qualquer evidência ou com a razão. É um acto de «fé». De facto, quanto menos evidente for, maior valor é atribuído à crença, considerando o mistério «per se» como algo de positivo, uma coisa boa.

E um «infectado» é muitas vezes intolerante em relação aos que acreditam em fés rivais, podendo mesmo desejar-lhes mal, até mesmo a morte! Não lhe agrada sequer ouvir falar sobre as causas da sua misteriosa crença, embora possa estar até consciente do caracter epidemológico da sua «infecção». Entende que o mistério é irresolúvel e é negativo tentar sequer resolvê-lo. E essa crença "irracional" pode até provocar-lhe uma excitação espantosamente parecida com a sexual.

Os memes mais aptos passam de cérebro em cérebro dentro de comunidades e se a sua influência for suficientemente estável pode até acabar por lhes determinar um nome colectivo como Católicos, Marxistas, Portistas, Benfiquistas ...

 

home : : voltar