Conflitos Felicidade x Genes
Por: Joao carlos Holland de Barcellos ( ago/2003)



No genismo eh dada uma grande enfase na valorizacao dos genes, inclusive estalecendo que nossa essencia esta em nossos genes e nao na nossa consciencia ("Nohs somos nossos genes" ).

Esta visao sobre o ser humano nao eh apenas mais uma das varias e arbitrarias maneiras de nos ver e sim algo que esta mais perto de uma constatacao cientifica. A visao genista de nossa essencia genetica esta mais proxima de um fato do que de uma forma de crença.

Essa sobrevalorizacao dos genes, portanto, faz dois papeis :

- Esclarece algo importante sobre a nossa natureza e ...
- Encaminha-nos a uma nova forma de encarar a vida e , essa mudanca de paradigma, se refletira em todos os aspectos de nossas vidas .

Uma pergunta interessante que poderiamos fazer seria :

"Poderiamos rejeitar esta visao paradigmatica de nosso ser independente das consequencias que ela possa nos trazer?"

Nao creio. Os genes construiram nossos corpos "para" servirem como veiculos propagadores de genes e isso eh fato, nao crenca. Por outro lado, nada faria sentido se nao houver o sentimento que eh sentido pelo cerebro. FELIZMENTE os sentimentos mais prazerosos agradaveis e duradouros sao aqueles que nos levam aa perpetuacao genetica. Nao podia ser muito diferente uma vez que o proprio cerebro eh um constructo dos genes para finalidades gene-perpetuativas e, evolutivamente, seria de se esperar que recompensas agradaveis deveriam mesmo provir de acoes gene-perpetuativas ( gen+ ).

Estas duas visoes, entretanto, podem levar a conflitos do tipo "gene x felicidade". Estes conflitos podem, em principio, existir porque nem tudo o que eh bom para a felicidade tambem o eh para os genes. O Exemplo classico eh o da maquina da felicidade, uma especie de "matrix individual", onde o individuo, ao se plugar
na maquina teria sua propria felicidade maximizada em detrimento de seus genes.

Como resolver conflitos deste tipo ?

Outro tipo de problema, muitissimo mais comum, surge quando percebemos que acoes que nos favoreceriam poderiam prejudicar outros. Por sermos seres sociais e, por vivermos em um grupo social, as acoes praticadas no grupo interferem na vida um dos outros e, nem sempre, acoes gen+ para uns sao beneficas a outros.

Resumindo, entao, temos 2 tipos de conflitos no genismo :

- O intrinseco

Onde a maximizacao da felicidade e a maximizacao da perpetuacao genetica poderiam , em principio, divergir ja que sao objetivos, a priori, distintos.

- O extrinseco

Onde a maximizacao de nossa perpetuacao genetica ou de nossa felicidade poderia implicar na reducao da felicidade ou da perpetuacao genetica de outros.


Como resolver estes problemas?

Muitos dos possiveis conflitos do tipo intrinseco podem ser resolvidos com a aceitacao de que , na verdade, "Nós somos os nossos genes" e que a imortalidade, via genes, eh a unica possivel. Sendo assim, a felicidade relacionada a imortalidade genetica deveria resolver a maioria, se nao todos, os conflitos do tipo intrinsecos.

Os conflitos extrinsecos , e outros que pudessem eventualmente surgir, devem ser resolvidos pelo genismo privilegiando-se a felicidade. A felicidade do grupo deve ser sempre priorizada, via Meta-Etica-Cientifica (MEC), quando houverem quaisquer tipo de discrepancias entre os conflitantes.

Mas , nesta avaliacao , eh importante notar que :

1- Nossa felicidade tambem faz parte da felicidade do grupo.

2- O tempo de avaliacao deve ser o mais longo possivel .

3- Comportamentos naturais ( instintivos ) sao mais faceis de se seguir do que aqueles que nao o sejam.

4- Seguir uma etica seria mais simples se todos fossem geneticamente eticos.

5- Eticas que gerem uma pressao seletiva que beneficie genes de comportamento altruistas, em relacao aos genes que gerem comportamento egoistas, favorecerao a felicidade do grupo a longo prazo.

6- Os conflitos extrinsecos tenderao a desaparecer na medida que os genes malevolos sejam extintos.

7- Embora tais conflitos sempre existirao, as normas eticas seriam mais faceis de se aceitar, seriam menos restritivas e menos 'dolorosas' se os individuos estivessem geneticamente propensos a segui-las.

8- Ateh que o "problema do sentir" seja resolvido a vida eh fundamental para que continue a haver felicidade.


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